Como organizar livros em pouco espaço

Por que não ter uma mini biblioteca em casa?

Para os amantes de livros, é necessário um lugar organizado para guardá-los.

Não existe falta de espaço e, sim, de organização e criatividade. Uma das regras de ouro da organização de casas pequenas é aproveitar ao máximo a área vertical das paredes, assim você libera lugar para a circulação.

As prateleiras passam a ser uma opção prática e efetiva de como organizar livros em pouco espaço. Já se preferir um armário fechado, opte pelos modelos suspensos, que são fixados na parede. Outro truque de como organizar uma casa pequena é fazer uso de todos os cantinhos disponíveis: cada centímetro é precioso! Ou seja, móveis de canto e sob medida são uma ótima pedida e podem ser posicionados em locais estratégicos e pouco utilizados.

Agora a parte burocrática: faça um inventário da coleção. Retire todos os seus livros das estantes e caixas e reúna-os para ter uma visão geral e inteirar-se da sua coleção. Depois faça triagem, provavelmente você vai perceber que tem livros que não lembrava ou nem liga mais. Pode doá-los para uma biblioteca ou escola.

Depois escolha uma forma de categorização. São diversas as opções, escolha a que mais combina com você: ordem alfabética de títulos, de autores, por temas ou mesmo por tamanhos e cores. Limpe com um Pano Spontex seco, para não prejudicar a qualidade do papel, antes de colocar os livros no lugar.