6 dicas para lavar o carro em casa

Sem gastar muita água e com os cuidados necessários para deixar seu carro limpinho.

Tem gente que usa para passeio, ir trabalhar e até como fonte de renda. Em qualquer maneira de uso deixar o carro com uma aparência melhor é um benéfico a longo prazo. O procedimento é simples, mas exige muita atenção e produtos específicos.

Se feita, de maneira errada, a lavagem pode causar uma série de prejuízos, como arranhões no verniz da pintura e aparecimento de manchas. Além do desperdício de água, que é péssimo para o planeta e para o seu bolso.

Confira dicas para lavar corretamente seu carro:

  1. Use os produtos adequados: Hoje, já é possível encontrar produtos específicos para cada parte do carro, e o investimento vale a pena. Na ausência de um shampoo próprio para a linha automotiva, use sabão neutro. As luvas de lavagem também merecem atenção. Use luvas de lã natural ou microfibra, que absorvem melhor as partículas. Na hora de secar o carro, as toalhas de tecido sintético podem danificar a pintura, o ideal é dar preferência aos Panos de Microfibra Spontex, quem limpam sem riscar.
  2. Fuja do sol e das manchas: Antes de começar, estacione o carro na sombra e espere a carroceria esfriar – isso evita que a água e o sabão sequem e deixem manchas. O cuidado vale para todo o processo: durante a lavagem, mantenha o veículo sempre molhado.
  3. Lave por partes: A orientação geral é lavar o carro de cima pra baixo: primeiro teto, depois vidros, capô, porta-malas, laterais e rodas. Sobre as rodas, deve-se esperar que elas esfriem antes da lavagem, para que não haja empenamentos no contato com a água gelada.
  4. Secagem: Use os Panos Microfibra Spontex também, arrastando lentamente a pano aberto sobre a superfície, e comprimindo sobre a área para absorver a água.
  5. Limpeza interna: Não esqueça do interior do carro, hein! Para uma limpeza eficiente, utilize aspirador portátil, é mais prático. E dê atenção aos locais mais esquecidos, como cantos e partes internas das portas, neste caso use Panos Microfibra Spontex também para puxar o pó. Os tapetes de borracha devem ser retirados e lavados com bucha e sabão neutro.
  6. Desperdício de água: Um ponto importante nesta tarefa é o quanto de água usamos neste processo. Não há dúvidas de que precisamos da água, não só este como em vários processos da nossa rotina diária – principalmente na hora da limpeza. Muito além de cuidar do bolso, é cuidar também do planeta. E lavar o carro de forma errada, podendo gastar em torno de 300 a 530 litros, gerando grande desperdício. Se você seguir este passo a passo, um balde apenas é o suficiente.

Fonte: Tunning Parts